5 benefícios do exercício físico para melhor idade


No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Pensando neles, preparamos esse texto com os benefícios do exercício nessa fase da vida.

O envelhecimento, processo natural pelo qual todos os seres humanos passam, é caracterizado por diversas modificações no organismo que, em menor ou maior grau, influenciam na autonomia, saúde e na qualidade de vida das pessoas. Portanto o exercício físico é fundamental para prevenção, manutenção e para a melhora desses fatores.

Temos aqui 5 benefícios do exercício físico para melhor idade:

1. Aumento da produção da massa óssea;

A partir dos 40-50 anos de idade a massa óssea já começa a sofrer alterações em sua composição, ficando mais suscetível a doenças ósseas e fraturas. Portanto, o exercício físico previne e diminui essas implicações.

2. Melhora da mobilidade articular;

Com a idade as articulações ficam mais rígidas impossibilitando a mobilidade para as atividades diárias do idoso. O exercício aumenta a produção do líquido sinovial melhorando consideravelmente a mobilidade.

3. Aumento da força;

Outro fator muito importante é a perda de massa muscular, onde com exercícios resistidos, por exemplo ajudam muito no aumento da sua massa muscular e força.

4. Melhora a disposição;

Durante a pratica de exercício físico nosso cérebro libera 4 hormônios que são consideradas os “hormônios do prazer” : A endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, pois elas interferem no cotidiano de nossas vidas e estão relacionadas ao bem-estar geral.

5. Melhora da circulação sanguínea;

Com a melhora da circulação sanguínea, a pressão arterial se estabiliza diminuindo as vezes até as doses de remédio para quem é hipertenso.


0 visualização