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Preguiça no treino? 10 dicas para se manter motivada e não desistir!

31/05/2017 12:06:14

Pyter Bruno

Que atire a primeira pedra quem nunca se pegou sentada no sofá, pensando: “Eu queria ir para a academia, mas estou tão cansada! Acho que vou faltar na academia… só hoje…” Infelizmente, é muito comum criarmos essa e outras desculpas para fugir dos treinos. Quando deixamos a preguiça vencer, nos sentimos culpados, frustrados e ainda perdemos o condicionamento físico e a disciplina.Por isso, quando bater aquela preguicinha, resista! Revelamos aqui soluções simples e eficientes para você driblar o desânimo e praticar sua exercício físico com pique e disposição.

1 . Estipule metas de desempenho

Para se sentir motivada, seja qual for a modalidade que você pratica, é importante definir objetivos. Seu esporte é a corrida? Planeje-se para melhorar o seu tempo. Por exemplo, programe-se para correr 3 km em 15 minutos, até o final do mês. Prefere a musculação? Estabeleça a carga que quer levantar até o fim da estação. Com esse tipo de estímulo, você jamais faltará aos treinos.

2. Registre sua performance

Anote em um caderno todos os seus progressos pessoais, as metas conquistadas e aquelas que ainda pretende atingir. Essa planilha funciona como um incentivo à superação,

3. Dê uma recompensa para si mesma

Depois de alcançar uma meta, você merece ganhar um prêmio. Mas atenção, não vale ser comida! Que tal um perfume novo ou um biquíni maravilhoso para desfilar na praia neste verão?

4. Evite o tédio

Praticar sempre a mesma atividade pode deixá-la desmotivada. Quando perceber que seu treinamento está monótono, mude a modalidade. Você pode, por exemplo, substituir a corrida na esteira pelo spinning, fazer uma aula de Ritmos, boxe ou de Treinamento Funcional.

5. Malhe acompanhada
Que tal reunir um grupo para pedalar junto ou correr no parque? Fazer ginástica com amigos funciona muito, pois um estimula o outro. Você também pode malhar na companhia de um personal trainer, que desenvolve um programa específico para você e ainda orienta e incentiva durante a prática dos exercícios.

6. Capriche na trilha sonora
Nada como uma boa música para agitar o treino. Faça uma seleção especial, bem bacana, com muito hip hop, rock e ritmos latinos. Com essa playlist você vai ficar tão animada que nem vai perceber o tempo passar!

7. Treine logo cedo!

Pela manhã, você está descansada e tem mais ânimo para suar a camisa. Já à noite, mais estressada, pode acabar desistindo de malhar. Por isso, quando o despertador tocar, antes de apertar o botão soneca e dormir mais um pouco, pense bem: essa meia horinha de sono vai ajudá-la a alcançar seus objetivos? Vai deixá-la com o corpo mais firme? Não. Então, levante logo da cama!

8. Adapte a atividade física à sua rotina

Escolha um lugar perto da sua casa ou do seu trabalho para malhar, marque o horário do treino na sua agenda e cumpra esse compromisso à risca. Assim, você não poderá usar desculpas como o excesso de trânsito e falta de tempo para não ir à academia.

9. Crie uma lista de motivações

Anote em um caderno todas as razões que a levaram a praticar atividade física, como ter um corpo mais firme, a barriga chapada, dar adeus às calorias extras… E leia essa lista sempre que se sentir preguiçosa e desanimada.

10. Faça do treino um prazer

A prática de exercícios não deve ser um sacrifício. Por isso, escolha uma atividade física que tenha tudo a ver com seu estilo e personalidade. Se você gosta de atividades ao ar livre, opte por um local agradável e seguro, como parques e praças, e curta o contato com a natureza.