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4 motivos para praticar o Treinamento Funcional

31/05/2017 12:09:29

Pyter Bruno

Com o passar dos anos nos sentimos amarrados no nosso próprio corpo, com pouca mobilidade e com dificuldade de realizar tarefas diárias muito simples, fazendo com que tenhamos a nossa qualidade de vida reduzida e trazendo limitações para o nosso dia a dia.

O nome já diz: o funcional foi concebido para tornar mais eficientes as funções do nosso corpo, como equilíbrio, flexibilidade, potência, coordenação motora, agilidade e força.

O funcional veio para revolucionar a maneira como você treina. Pouco tempo atrás, prevalecia a cultura de treino de força voltado para ganhar músculos e queimar calorias, e a qualidade do movimento foi deixada de lado.

A principal diferença em relação à musculação tradicional é trabalhar os músculos de forma integrada, e não isolada – porque é assim que eles são exigidos na vida real. No funcional são utilizados padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar. Como resultado surge um corpo equilibrado, forte (sem exageros de músculos), preparado para enfrentar desafios e mais resistente as lesões. Veja alguns motivos para aderir esse treino:

1. A barriga fica zerada sem sofrimento


Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. A sacada do funcional é acionar essa musculatura em todos os exercícios, não só nos abdominais. Resultado: barriga definida sem você perceber.

2. Você consegue músculos firmes…


O treinamento funcional é realizado com pesos livres (barras, halteres, bolas, kettlebells) e o peso do corpo (como na flexão de braço e no agachamento) estimulando o ganho de massa muscular. Pode parecer mais fácil do que usar os equipamentos de musculação, mas não é – quantas mulheres você conhece capazes de completar várias flexões de braço com perfeição? Diversos exercícios de força do funcional são familiares para quem já praticou musculação, como o agachamento, o supino e a remada. Mas também há aqueles ótimos para trabalhar a potência, como os arrancos e arremessos. A ideia principal e eficiente é treinar movimentos e cadeias musculares, não somente os músculos isolados.

3. …e enxuga gordura


Fazer exercícios de arremesso, suspensão e agachamento recrutam vários músculos ao mesmo tempo e quanto maior a mobilização muscular, maior o gasto calórico. Uma sessão de funcional gasta até 1 000 calorias. O programa pode ser criado com foco na perda de gordura, envolvendo treinos intervalados e circuitos intercalando exercícios resistidos (com pesos e elásticos) e estímulos aeróbicos como saltos ou deslocamentos. Os estudos mais recentes, aliás, mostram que o método mais eficiente para queimar gordura é o treino intervalado de alta intensidade.

4. Não há risco para o tédio


Sabendo usar os acessórios próprios para o funcional, a monotonia passa longe das aulas, porque as possibilidades de exercícios são tantas que dá para fazer um treino sempre diferente do outro e, ainda assim, exercitar o corpo inteiro com eficiência.

E aí? Procure profissionais e espaços funcionais e pratique! A TOP ONE possui um espaço completo para a prática dessas aulas.

Confira os horários das aulas coletivas, nesse link.